Como Entender Textos Difíceis – ou que Aparentam Ser!

Algumas vezes quando você lê um texto, ele parece ser impenetrável

Aquilo não parece fazer sentido…

E você acaba com uma mistura de raiva e frustração por não conseguir entender bem o texto…

Para que você consiga solucionar este problema, você aprenderá neste artigo como entender textos difíceis usando soluções muito simples.

Você aprenderá causas da falta de compreensão e possíveis soluções para cada uma delas.

As informações apresentadas são essencialmente baseadas em conselhos que a  Universidade de Guelph fornece a seus estudantes.

Desconhecimento da Terminologia

183763383A primeira razão de porque você não consegue entender o texto é porque não compreende bem os termos utilizados.

Para resolver isto, você deve avaliar se os termos são: específicos de uma área ou termos comuns da língua portuguesa.

Se forem específicos, procure pelo termo em dicionários especiais da área ou faça uma pesquisa do termo no Google em sites especializados. Ás vezes até um dicionário normal pode ajudar.

Se forem termos comuns: basta utilizar um dicionário normal. No Google você pode achar vários disponíveis gratuitamente.

Obs: a utilização de dicionários não só ajudará você a compreender o texto, como também tornará seu vocabulário mais rico, o que auxiliará na sua produção de textos.

Falta de conhecimento básico

Um segundo motivo de você achar difícil de entender o texto, é porque alguns textos pressupõe um conhecimento básico, e você pode não ter ou ter esquecido este conhecimento.

Em matérias como matemática e física é comum isto ocorrer. Por exemplo, em um capítulo sobre equações do segundo grau, normalmente se supõe o conhecimento das equações de primeiro grau.

Para solucionar a falta de entendimento nestes casos, procure por livros ou artigos introdutórios sobre o assunto. Ou se você já tiver estudado e esqueceu, faça uma revisão do conteúdo.

O Texto é mal escrito ou o autor não escreve de maneira clara.

Há casos em que o problema não esta em você, mas no texto. Ele pode ser vago ou mal formulado, por exemplo.

Neste caso, você pode ler outros textos que expliquem o assunto. Pois ao entender o assunto por outra via, quando retornar ao primeiro texto, você poderá entende-lo melhor.

Isto se for de fato necessário você entender o texto mal escrito, uma vez que você já conhece o assunto por outro meio.

Dicas Extras

Algumas dicas adicionais:

  • Muitas vezes só reler o trecho mal entendido pode ser suficiente, seja porque você criou uma familiaridade maior com o texto ou porque você não estava muito atento a leitura na primeira vez.
  • Você também pode reler o texto em voz alta, com isto você processa as informações de modo diferente e pode compreender melhor o texto, conforme recomendações da Universidade de Guelph e de Cornell.
Como Entender Textos Difíceis – Conclusão

A próxima vez que você não estiver entendendo um texto, verifique se entendeu os termos utilizados, se possui conhecimento básico necessário ou se o texto não esta mal escrito, e aplique a solução adequada a cada um dos problemas.

Você também pode ler em voz alta para ver se melhora sua compreensão.

Se você deseja aperfeiçoar ainda mais seus estudos você pode baixar o e-book “3 Elementos fundamentais para à aprovação em concursos públicos, ENEM e vestibulares”.

Você pode ter acesso ao e-book inteiro e gratuitamente clicando aqui.

Forte Abraço,

Gustavo.

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Clique logo ao lado <<<

About the Author Gustavo

Fundador do Estudo Eficiente. Pesquisa formas de tornar o estudo mais produtivo!

follow me on:

Send this to a friend