Como Ler e Memorizar

Como Ler e Memorizar – Saiba como Guardar o Conteúdo lido na Memória!

Quantas vezes você já não leu um texto esperando guardar na memória o conteúdo, porém não muito depois percebeu que não tinha retido quase nada?

Certamente não foram poucas vezes…

Isto ocorre pois nosso cérebro naturalmente joga foragrandíssima maioria das informações que nós lemos.

O problema é que muitas vezes seria de grande utilidade que nós conseguíssemos guardar o conteúdo de certos textos que lemos, seja para ir bem em provas, concursos, vestibulares, na profissão, etc.

Dada esta importância da memorização de certas informações…Como nós podemos reverter este processo de eliminação pelo cérebro das informações que nós lemos?

Como Ler e Memorizar

Inúmeros experimentos demonstraram que se você quiser reter o conteúdo que leu, você deve ir além da simples leitura. Pois apenas ler o texto é muito pouco para que as informações sejam devidamente armazenadas.

Na verdade, a melhor forma de você guardar as informações que leu, é recuperando o conteúdo mentalmente. Ou seja, lembrando do conteúdo sem olhar para seu livro ou notas.

Isto pode ser feito de algumas maneiras:

Você pode resolver questões sem olhar para a sua apostila ou notas (a não ser para verificar sua resposta depois que você tentou resolver as questões).

Uma outra forma interessante é escrever tudo o que você se lembra sobre o conteúdo sem olhar para suas notas ou livro. E depois checar o material para ver o quão preciso você foi e pontos importantes que não se lembrou.

Dica Extra: você deve repetir este processo de recuperação mental do conteúdo. Fazer apenas uma vez não deixa a memorização ainda tão forte, e você poderá perder muito do conteúdo no longo prazo. Além disto é importante que estas repetições ocorram em intervalos de tempo significativos, deixando ao menos alguns dias entre as repetições.

Portanto, a próxima vez que você quiser memorizar um texto,  tente lembrar do conteúdo usando apenas a sua memória, e repita o processo posteriormente.

Se você quiser turbinar seus resultados em concursos, ENEM, vestibular ou melhorar seus estudos não deixe de visitar também nossa seção de cursos e livros:

Clique aqui para acessar


Gostou do artigo? Então, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Clique logo ao lado <<<

 

About the Author Gustavo

Fundador do Estudo Eficiente. Pesquisa formas de tornar o estudo mais produtivo!

follow me on:

Send this to a friend